O nosso sócio Flavio Alfdred Ramacciotti conversou com os jornais O Globo e Jornal Extra e com o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios sobre algumas dúvidas trabalhistas que vêm surgindo diante da nova onda de Covid-19 no país.
Até o momento, as portarias ministeriais exigem 14 dias de isolamento para as pessoas infectadas, mas alguns estados vêm anunciando a redução da quarentena, como o Rio de Janeiro, que baixou para sete dias para pessoas infectadas e com sintomas e para cinco dias para os assintomáticos. Essa situação está gerando dúvidas nos trabalhadores e empregados sobre como administrar os períodos de afastamento do trabalho caso a pessoa teste positivo.
De acordo com Flavio, se há um atestado médico, não importa o período, a empresa precisa respeitar, mesmo se o empregado estiver de home office. Ele ainda sugere que, se o período do atestado for menor do que os sete dias determinados no Rio, a empresa poderia manter o empregado trabalhando de casa se ele estivesse bem até completar o período de afastamento de sete ou cinco dias.
Leia as matérias nos links:
https://oglobo.globo.com/economia/nova-onda-de-covid-gera-duvidas-trabalhistas-quantos-dias-de-isolamento-no-home-office-entenda-os-direitos-25344521