Segurança de dados: Banco Central devolve mais de R$ 1 bilhão devido a fraudes e falhas no Pix

Na mídia

10.Set.2024

Reportagem publicada pelo "Valor Econômico" nesta segunda (8) aborda como o Banco Central tem enfrentado desafios com o crescente número de fraudes e falhas no Pix. Desde o lançamento do serviço, o órgão já devolveu, por meio do seu mecanismo especial de devolução (MED), mais de R$1 bilhão aos usuários prejudicados, levantando questões sobre a segurança e a eficiência do sistema. 

Em entrevista, nossa sócia Cecilia Choeri, especialista em proteção de dados e compliance, listou uma série de medidas que podem ajudar a evitar fraudes e, nos casos de recebimentos de pagamentos indevidos, ressaltou a importância de sempre devolver para a conta de origem usando as ferramentas disponibilizadas pelo seu próprio banco. 

Vale destacar que o MED pode ser usado somente em caso de pagamento indevido em razão de falha operacional ou fraude, não se aplicando em disputas relacionadas ao negócio que gerou a transação ou quando o pagamento é feito para terceiro de boa fé.

De todo modo, trata-se de importante ferramenta para reduzir a judicialização de problemas ocorridos no sistema do PIX, aumentando as chances de que as pessoas prejudicadas tenham a oportunidade de reaver os valores perdidos em razão de fraudes e falhas possíveis de serem detectadas pelas próprias instituições.

Leia reportagem completa:  https://valor.globo.com/financas/noticia/2024/09/08/bc-devolve-mais-de-r-1-bilhao-por-fraudes-e-falhas-no-pix.ghtml